Você é o visitante nº

terça-feira, 26 de março de 2013

Diário de Trabalho 002 - Ano 2013. Por Edson Fernando



O dia de trabalho foi dedicado ao aprofundamento dos exercícios realizados no treino do dia anterior. O treinamento psicofísico realizado antes do exercício 02 foi o kalarippayattu. Abaixo segue a descrição do exercício 02 e suas subseqüentes etapas que culminaram na realização da cena 01 – Quarto.        
Descrição do Exercício 02:
Uma variante do exercício 01 realizando a Leitura da Cena 01 – Quarto, do texto dramático , de Fernando Marques e aplicação do apuro da oralidade oriundo do exercício no desenho da mesma cena. 
Etapa 1: Três atuantes dispostos sentados nos vértices do triângulo realizam a leitura do texto projetando a voz para os demais companheiros. Não há papel determinado, cada atuante pode ler as falas de qualquer personagem. Quem realiza a leitura deve permanecer de pé até que outro atuante interrompa a leitura e prossiga com o texto do ponto de onde interrompeu; quem interrompe a leitura deve colocar-se de pé e quem foi interrompido sentar-se imediatamente. A interrupção pode ser feita a qualquer momento do texto.
Etapa 2: Todas as orientações da etapa 1 permanecem inalteradas; acrescenta-se um novo comando: a interrupção deve ser realizada com maior freqüência por todos os atuantes.
Etapa 3: Todas as orientações da etapa 2 permanecem inalteradas; acrescenta-se um novo comando: para aumentar ainda mais o ritmo do jogo deve-se trocar de leitor sempre que terminar a fala de um personagem.
Etapa de transição para aplicação dos princípios do exercício na cena:
Nesta etapa os atuantes devem apropriar-se dos princípios exercitados anteriormente e trabalhá-los na respectiva cena.
Fase 1: Os atuantes permanecem dispostos nos vértices do triângulo; a circunstância dada é uma conversa entre os personagens Capitão e Zé, nela evidencia-se o status de cada papel; sem o recurso do texto dramático os atuantes devem desenvolver um diálogo a partir da circunstância dada; somente um fala por vez permanecendo de pé até que seja interrompido; quem interrompe se levanta e quem é interrompido se senta imediatamente.      
Fase 2: Os atuantes iniciam o aplicativo sentados nos vértices do triângulo; a atuante Brida Carvalho desempenha o papel do Capitão e os atuantes Cesário Augusto e Silvia Luz desempenham o papel do Zé – todos devem seguir o texto dramático na integra; deve permanecer de pé somente o atuante que dispõe da palavra; sempre que um dos atuantes bater uma palma todos devem trocar de lugar escolhendo qualquer uma das cadeiras da platéia. 
Fase 3: exercita-se os princípios dos exercícios anteriores desempenhando as ações propriamente ditas da respectiva cena, ou seja, todos as vezes que o Capitão realizar uma baforada no seu charuto os  Zé (s) devem ser arremessados para o lado oposto em que se encontram dentro da arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário